30.4.06

IN(EX)CLUSÃO DIGITAL E TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

IN(EX)CLUSÃO DIGITAL E TEORIA DA CONSPIRAÇÃO

Ao tomar o elevador hoje pela manhã deparei-me com um aviso colado na parede do mesmo. Iniciava com um "Atenção !!! Muito Importante". Continha um aviso de que quadrilhas de assaltantes, com excelente suporte logístico como veremos a seguir, estariam utilizando etiquetas autocolantes com símbolos para sinalizar, aos seus comparsas, da dificuldade ou facilidade de assaltar uma residência. Setas viradas para cima, para a direita e para baixo significariam, respectivamente, fácil de assaltar pela manhã, pela tarde ou pela noite. Um símbolo numérico indicaria o mês em que a casa estaria desocupada (7 e 8 no exemplo). Uma reta com dois semicírculos com concavidade para cima indicaria "crianças só de tarde". Já um retângulo, com uma haste num dos lados, indicaria "idoso sozinho todo o dia". O texto seria divulgado por uma Polícia de Segurança Pública. Como terminava com o clássico "por favor divulgue....", se referia a meses de férias do verão europeu (julho e agosto) e a tal de Polícia de Segurança Pública ser assim designada em Portugal e suas colônias mais recentes, desconfiei logo tratar-se de mais um SPAM do tipo Teoria da Conspiração. Haja organização! Uma equipe vai na frente para identificar e outra assalta. Só não entendi o porquê de a primeira equipe não assaltar de uma vez, já que está lá mesmo e a defesa está fragilizada.. Será um novo tipo de organização criminosa com delegação de atribuições regulada por entidades sindicais? Também não entendi por que o morador da casa deixaria um símbolo desses colado em sua casa.
É verdade que até o advento da Internet e a difusão do seu uso, estávamos reduzidos a cidadãos de 2a classe, completamente ignorantes. Não sabíamos dos riscos de acordar numa banheira cheia de gelo num hotel, em Buenos Aires, sem os rins, com um aviso desenhado na parede para chamar uma ambulância. Tantos e-mails circularam por aqui que as agências de turismo ficaram tentadas a lançar pacotes com seguro de rins e serviços de hemodiálise inclusos. Já os hotéis portenhos estavam preparando novos regulamentos aos hóspedes com a observação: - 'Es proibido sacar los riñones de los brasileños em la bañera!' . Passamos a receber toda sorte de avisos cataclísmicos, como o soar das trombetas do Apocalispse, dignos da série Arquivo X ou do imperdível Teoria da Conspiração de Richard Donner (não é o Hans não). Leite vencido reenvasado, apesar do alto custo da embalagem, criancinhas seqüestradas em shopping centers (para retirar os rins novamente), refrigerantes que causam males terríveis pela ingestão de fenofinol ameido e voliteral, substâncias tão terríveis que sequer foram inventadas, somente detectadas pela detetive Scully. Realmente não entendo como sobrevivemos sem essas informações tão importantes!
Por tudo isto eu creio cada vez mais que inclusão digital não é colocar computadores com acesso a Internet na frente das pessoas. A inclusão digital passa pelo ENSINO que permita às pessoas, de todas as classes econômicas e sociais, o discernimento do que é informação útil na rede e o que é lixo digital. Até lá seremos in(ex)cluídos digitais espalhando boatos, por vezes ridículos.
Mas, espere, e se for verdade? Se os ladrões confundirem o número do meu prédio com os meses em que estaremos em férias? Se aquele sinal de trânsito com uma seta não for realmente o de sentido obrigatório e sim o de fácil de assaltar, a rua toda, pela tarde? Por via das dúvidas tomarei cuidado!

Paulo Roberto Heuser

6 Comments:

At sábado, 13 maio, 2006, Blogger Luiz Roberto Lins Almeida said...

pra tudo há uma explicação na teoria da conspiração!

 
At domingo, 02 julho, 2006, Anonymous Anônimo said...

I'm impressed with your site, very nice graphics!
»

 
At terça-feira, 18 julho, 2006, Anonymous Anônimo said...

Great site lots of usefull infomation here.
»

 
At quinta-feira, 20 julho, 2006, Anonymous Anônimo said...

Very pretty design! Keep up the good work. Thanks.
»

 
At sábado, 12 agosto, 2006, Anonymous Anônimo said...

I like it! Good job. Go on.
»

 
At quinta-feira, 17 agosto, 2006, Anonymous Anônimo said...

Your are Nice. And so is your site! Maybe you need some more pictures. Will return in the near future.
»

 

Postar um comentário

<< Home