26.4.09

515 - A base do triângulo

Foto: Paulo Heuser
.

A base do triângulo

Paulo Heuser


Selmo e Telmo sobem a ladeira em direção a casa. Apesar de gêmeos, são completamente distintos. O primeiro é alto e magro, o segundo baixo e troncudo. Em comum têm a perna torta. Eles mancam ladeira acima em perfeito duplo ponto-e-vírgula sincronizado. Suas gravatas pretas oscilam conforme mancam. Pensando bem, eles têm mais em comum, como a roupa. Os gêmeos distintos e solteirões ainda são vestidos de forma idêntica pela mãe. Do que fazem, ninguém sabe. Da lenda urbana surgem as histórias mais absurdas e estranhas. Têm-nos por excêntricos e retardados.

É sempre a mesma coisa. Quando chegam à base da Ladeira, Selmo aumenta a passada, para que Telmo perca a cadência. Ele diverte-se com isso, pois Telmo compensa as passadas de Selmo com um estranho passo de ganso. Selmo inicia alguma conversa, para ver o baixinho Telmo perder o fôlego, devido ao esforço adicional da subida. Desta vez, não foi diferente.

- Você viu o jornal hoje, Telmo?

- Vi, Selmo.

- Que pouca vergonha, não achou?

- Achei, Selmo. A propósito, do que você está falando?

- Do Legislativo, Telmo, do Legislativo.

- Ah, pensei que era do bispo reprodutor paraguaio.

- Não, falo da vergonha dos homens que deveriam nos representar. Eles formam um dos Três Poderes. Ainda bem que os poderes são três, pois esse está roto e podre. Só servem para desperdiçar dinheiro e derrogar o que resta de leis neste País.

- É verdade, ainda bem que temos os outros dois.

- Bem nada! O Executivo está cheio de ministros que passam mais tempo dando explicações sobre seus gastos do que governando. Este cenário político lembra os filmes em que alguém é injustiçado até não agüentar mais. Então, dá um de Rambo e rebenta com tudo. E o Presidente, em meio à campanha, diz que no futebol é assim mesmo, tem briga todo santo dia. Até parece que alguém conspira contra a democracia!

- Verdade, Selmo. Ainda bem que há o terceiro poder, o Judiciário. Nessas horas, ele é a base do triângulo da democracia e garante a estabilidade das instituições.

Chegam à metade da ladeira, quando Selmo aumenta ainda mais as passadas. O já esbaforido Telmo reage de pronto:

- Você me respeite!

- Você é que deve me respeitar!

Seus gritos vão se desvanecendo, à medida que sobem a ladeira. O triângulo rola ladeira abaixo.

Marcadores: , , , , ,