9.10.06

Marquesas Portáteis

Marquesas Portáteis

Por Paulo Heuser

Não sou exatamente o tipo de sujeito que vive em comunidades. Descobri isso no Orkut. Devo ser o único usuário que tem apenas um amigo lá, eu próprio. Posso não ter facilitado muito as coisas, ao deixar de responder àquelas mensagens de pessoas conhecidas me convidando para alguma coisa. Mas, enfim, sou um usuário do Orkut.

Quando criei um blog para jogar meus textos fora, de forma mais ordenada, sempre tive a esperança de que alguém, além de mim, entrasse lá para lê-lo. Aquele tipo de esperança quase impossível, apenas quase. Quase não é tudo, é apenas quase. Como não sabia mesmo o número de acessos, nunca me preocupei muito. Até que outro dia alguém me sugeriu colocar um contador de acessos. Fiquei meio indeciso, a princípio. E se apenas eu, além de mim, estivesse acessando o blog? Eu sempre poderia iniciar o contador em 789 e acessar o blog várias vezes ao dia. Mas, meu ego, onde ficaria? Guardado na minha comunidade privê do Orkut? Afinal criei coragem e instalei. Descobri, impressionado, que vários acessos vinham sendo feitos, inclusive alguns internacionais. Meu blog é internacional!

Entusiasmado, comecei a atentar para os detalhes nos acessos. Calma, se você foi o outro que acessou meu blog, fique tranqüilo. Só aparece a parte inicial do endereço IP. Não tenho como identificá-lo. Pena, poderia lhe mandar cartões de felicitações nas efemérides mais importantes. Em compensação, o resto da estatística de acesso é bem detalhado, dando inclusive a página por onde o usuário entrou. Diversos usuários entraram pelo Google, através de pesquisas por argumentos. O que parecia ser uma decepção tornou-se diversão. Gente, vocês não imaginam o que as pessoas pesquisam através do Google!

Alguém de Terrugem, região de Lisboa, procurou por “gramofones em franca”. Incrivelmente, caiu no meu blog. Parabéns ao Google, eu não sonharia com tamanha capacidade de divulgar coisas estranhas. Outro de Faro, Portugal, procurava “logotipos peixarias”. Desenhe um peixe, homem, um peixe! De Lisboa também é um dos meus preferidos, procurando por “marquesas portáteis em promoção”. O que raios seriam marquesas portáteis? Não sabia do que se tratava, mas se estiverem mesmo em promoção, quem sabe, poderia levar umas duas ou três. Seriam bonecas infláveis vestidas em trajes da nobreza? Agora eu usei o Google. Marquesas são camas para massagistas. Viu, errei por pouco! Um usuário de Guarda, Portugal, procurava “máquinas para esmagar uvas”. Pena que não tenho o e-mail do gajo, pois poderia sugerir pares de pernas mecânicas. Há um mexicano que procura a “cura de la metodologia de las 5s de Hugo Maximo”. Fico feliz em saber que mais alguém pensa que 5s é uma coletânea de doenças (Sapinho na boca, Sarampo, Síndrome Osgood Schulatter, Síndrome de Parkinson e de Senhoras). Se ele caiu no texto que imagino, descobriu a cura.

Se alguém conhecer um sujeito de Luanda, Angola, por favor, lhe pergunte sobre o que esperava encontrar pesquisando no Google o argumento “parte ecológica de circuito que utiliza indicador de fusível queimado”.

E-mail: prheuser@gmail.com