18.10.07

Apocalipse 13:18


Apocalipse 13:18


Por Paulo Heuser




Não que eu dirija bem, mas há muita gente que dirige muito mal, não respeitam as mínimas regras de trânsito. Também não gosto de dirigir, nem na cidade, nem na freeway – BR-290. Porém, ocasionalmente não tenho opção. Uma das coisas mais irritantes do nosso trânsito é a distância que os motoristas mantém do carro à frente, que por vezes passa a fazer parte do próprio. Não há mais distância perceptível, a fila de carros forma um contínuo. Até que alguém aperta no pedal de freio. Aí se vê o strike – carros para todos os lados, como pinos de boliche. O que mais irrita mesmo, é que, se você mantiver uma distância prudente e regulamentar do veículo à frente, alguém surgirá pelo lado, ocupando o espaço.


Os infelizes que ultrapassam pela direita, apenas para ocupar o espaço que mantemos, por questão de norma e segurança, entre nosso carro e o da frente, provocam repetidas reduções de velocidade, para que se mantenha novo espaço livre. Provocam uma sucessão de frenagens que acaba eventualmente em colisão. Quem se dedica à Estatística sabe que muitos congestionamentos surgem, ou são agravados, pelas constantes trocas de pista.


Ontem havia um motorista de lotação que dirigia exatamente dessa forma. Andava grudado na traseira dos carros, em zigue-zague, ultrapassando-os tanto pela esquerda como pela direita. Não entendi logo a razão de tanta pressa. Sei que eles devem respeitar horários, mas aquilo parecia exagerado. Até que li o nome da linha: Hospital Conceição. O homem levava pacientes ao hospital, pelo modo de dirigir. Casos gravíssimos, com certeza.


Quando aquele monstro ultrapassou-me pela direita, dando uma fechada no carro que vinha à direita, já previ que faria o mesmo comigo, acertadamente. Refeito da fechada que levei, lembrei-me do Livro do Apocalipse, Capítulo 13, Versículo 18. Por alguma razão, o número do coletivo está escrito na Bíblia. Quando a lotação cruzou o sinal vermelho, na esquina da Farrapos com a Visconde de Rio Branco, tive a certeza.


Aqui há sabedoria. Aquele que tem entendimento, calcule o número da besta; porque é o número de um homem, e o seu número é seiscentos e sessenta e seis.” Apocalipse 13:18


Pois esse era exatamente o número gravado em grandes números pretos, na traseira da lotação: 666. Havia também um pedido para que informem como o motorista estava dirigindo, ligando para o número 118. Melhor não arriscar. De onde atenderão?



Marcadores: , , , ,