13.3.08

Alucinações culinárias


Foto: Wikipedia
Alucinações culinárias

Por Paulo Heuser


Quando jovem, faz tanto tempo, conheci um rapaz que morava numa república de estudantes lá pela Francisco Ferrer, no Bairro Bom Fim. Ele fazia um estilo bicho-grilo, muito comum na época. Hoje, alguns ainda são vistos quando alguém ameaça seus redutos nos porões universitários, como a antológica Resistoca. É mais fácil depor o Hugo Chavez do que retirar os bichos-grilos de lá. Enfim, o rapaz era viciado em orégano. Jurava que fazia incríveis viagens psicodélicas quando inspirava a fumaça gerada pelo orégano que queimava em um cinzeiro, enquanto, enrolado em um lenço, sentava-se numa daquelas posições indianas e entoava mantras ao som de Genesis ou Pink Floyd. Os demais também viajavam, jurando encontrar-se numa pizzaria. O prédio todo cheirava a orégano.

Ontem li sobre as propriedades alucinógenas da sálvia, aquela que plantamos no fundo do quintal ou compramos na fruteira. Sim, isso mesmo, aquele tempero ancestral. Dizem hoje que é a mais potente droga alucinógena natural. Dá barato orgânico. A rapaziada anda fumando bagulho de sálvia. Vários estados norte-americanos já pensam em proibir a posse de sálvia, como proíbem a posse de maconha. Compram e vendem donuts livremente, porém serão presos se carregarem sálvia. Isso explica o gosto culinário deles.

Há um aspecto desta história que me assusta. Os salvieiros juram que os efeitos alucinógenos também podem ser sentidos quando mastigam as folhas da sálvia. Sou obrigado a confessar, antes que o consumo dela seja considerado crime, que sou um adicto da sálvia. Mastigo sálvia! Sobre pizza – a mais clássica delas -, corniccione ou bruschetta. Meu consolo, é que não sou o único adicto da sálvia. Todos italianos são meus comparsas do futuro crime de mastigar a nova velha erva maldita. Camões poderia chamá-la “a última erva do Lácio”.

Amsterdã verá nova onda de empreendimentos no mercado de bares temáticos? Ou os que já vendem outras ervas servirão pizzas recheadas com sálvia, coisa que será proibida em outros países mais altos? Cultivarão o péssimo hábito de fumar enquanto comem. A pizza da casa poderá ser a meia canábis, meia sálvia, com orégano sobre tudo. Para beber, uma coca. Barato blended, com drogas para qualquer gosto.

As colunas policiais dos jornais deverão se adaptar. Manchetes como “Apreendido carregamento de 100kg de sálvia”, ou “Descoberta pizzaria!”, serão comuns. E o Datena gritará: - Cadê o poder público nessa hora em que esses vagabundos enchem o povo de sálvia? As mamães orientarão os filhos a nunca aceitarem pizzas de estranhos, na entrada do colégio.

Qual será a nova vítima da ciência? Temo pelo manjericão.


prheuser@gmail.com
www.pauloheuser.blogspot.com
www.sulmix.com.br




Marcadores: , , , , , ,

1 Comments:

At quarta-feira, 19 março, 2008, Anonymous Anônimo said...

hahaha
ótima!

 

Postar um comentário

<< Home