30.7.08

434 - O espírito olímpico

Fonte: Wikipedia
.
.
O espírito olímpico

Por Paulo Heuser


Não se fala de outra coisa. Os Jogos Olímpicos estão novamente aí, agora em Pequim. Teriam se originado na Grécia Antiga, em 776 a.C.. Daquelas competições entre helênicos, chegamos aos Jogos Olímpicos da Era Moderna, com uma série de alterações. Havia quatro Jogos Pan-Helênicos, os Olímpicos, os Píticos, os Nemeus e os Ístmicos. Intercalavam-se num calendário complexo, com os Jogos Olímpicos, ocorrendo de quatro em quatro anos, em Olímpia, cidade-estado de Elis, em homenagem a Zeus.

Os Jogos Olímpicos originais eram restritos aos helênicos, inclusive aos das colônias, como Rodes. As modalidades esportivas consideradas olímpicas eram poucas, quando comparadas com as 41 modalidades de hoje. Destacavam-se as lutas, saltos, corridas e modalidades de arremesso. Em alguns momentos do passado, os Jogos Olímpicos abrigaram modalidades estranhas, como o levantamento de peso com uma só mão. Somente eram permitidos os competidores do sexo masculino, nos jogos antigos. Mulheres, só na platéia. Sendo virgens, é claro.

Se por um lado eram jogos de pelados, já que competiam completamente nus, por outro lado eram jogos de abonados, pois todas as despesas, inclusive as de transporte e de hospedagem, eram suportadas pelos participantes. Pé rapado, nem na corrida. O amadorismo durou bastante, até o final do Século XX, quando os patrocinadores finalmente venceram, incluindo a participação dos atletas profissionais.

Os Jogos Olímpicos sofreram uma grande interrupção, entre 394 d.C. e 1896 - também d.C., é óbvio. Naquele ano, o imperador - convertido cristão - Teodósio I proibiu os jogos, pelo evidente paganismo incutido neles. Coube ao francês Pierre de Frédy, o Barão de Coubertin, lutar pela criação dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Ele havia assistido à reedição dos Jogos Pan-Helênicos, promovida pelo milionário grego Evangelios Zapas, entre 1870 e 1889. Entusiasmou-se de tal forma, que conseguiu convencer o governo francês a patrocinar suas viagens em busca de apoio para a criação da versão atual dos jogos. Como os gregos interrompiam suas guerras para participarem dos jogos, Coubertin imaginou que os países modernos fariam o mesmo. Os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna aconteceram em Atenas, em 1896, com 285 atletas representando 13 países. As despesas com a organização foram pagas por Georgios Averoff, outro milionário grego. Protagonizando uma tragédia grega moderna, o Barão de Coubertin morreu pobre e doente, na Suíça, em 1937. Contrariando as idéias de Coubertin, e a prática dos gregos, os povos modernos interromperam os jogos para realizarem jogos de guerra.

O autor do mote Citius, Altius, Fortius – mais veloz, mais alto, mais forte – não foi nenhum grego, até porque está em latim. Quem o criou, foi o padre francês Henri Martin Dideon, diretor do Colégio Arcueil de Paris.

Espantosos são os custos dos Jogos Olímpicos Modernos. Os chineses esperam gastar – oficialmente - algo como 3,16 bilhões de reais na organização. Esperam, pois levantamentos externos indicam que gastarão por volta de 65,6 bilhões de reais. Apenas na tentativa de redução da poluição, gastarão 16,5 bilhões de reais. Mesmo assim, os atletas deverão se habituar a competir numa atmosfera um tanto diferente daquela a qual estão habituados. O COI – Comitê Olímpico Internacional - poderá incluir uma nova modalidade, a corrida de escafandro.

Com todos esses investimentos, viva o espírito olímpico, ou, como diria hoje o Padre Dideon,
Adidius, Naikius, Altius Lucrus!


prheuser@gmail.com
www.pauloheuser.blogspot.com
www.sulmix.com.br

Marcadores: , , , , , , , , , , , ,