445 - Quando vêm os bebês?
Foto: Wikipedia
.
.
Quando vêm os bebês?
Por Paulo Heuser
A notícia que deu conta da ocorrência do último eclipse lunar do ano, me fez olhar para nossa parceira de translação pelo Universo. Em meio a tantas luzes, ela por vezes passa despercebida. Giramos de mãos gravitacionais dadas. Já estivemos lá, apesar de muita gente não saber disso, ou não acreditar nisso. Fala-se muito de uma grande fraude montada pela NASA, que teria feito um filme aqui na Terra, para depois passá-lo como cenas ao vivo, na Lua. Não acredito nessa história de filme, pois Charlton Heston não estava a bordo. Também não havia créditos no final. Se Hollywood houvesse produzido aquilo, não faltariam selenitas hostis - menos a filha do chefe, é claro, que manteria tórrido romance com o intrépido terráqueo. No final, fugiriam a bordo da nave capenga, enquanto toda população da Lua seria soterrada pelo desabamento. No final dos épicos, tudo desaba.
A Lua parece exercer grande influência sobre as pessoas. As grávidas esperam os bebês nas mudanças de fase da Lua, que, por sinal, estão sempre a ocorrer. Essa história rende polêmica eterna. Tanto rende, que o Dr. Fernando Lang da Silveira, professor de Física da UFRGS, realizou uma pesquisa sobre o assunto. Utilizando informações do banco de dados do vestibular, ele obteve mais de 90 mil datas de nascimento de candidatos inscritos nos concursos. Ele relacionou essas datas com as datas de mudança de fase da Lua, bem como com os três dias que antecederam ou seguiram a mudança. A estatística mostrou algo que contradiz a crença popular: não nascem mais crianças nas datas de mudanças da fase da Lua. As comadres e os compadres provavelmente alegarão que a amostra não é válida, pois foi realizada apenas sobre candidatos à elite intelectual do País, cujos pais já não seguiam a ordem natural das coisas. Forçavam os filhos a nascer em qualquer dia, sem nenhum regramento lunar.
Deus me livre de falar sobre a relação dos cabelos com a Lua! Aí sim, eu compraria uma briga feia. Qualquer idiota sabe que não se cortam os cabelos em determinadas datas, relacionadas às fases da Lua, sob pena de ficarmos irreversivelmente carecas. Bem, todos os idiotas sabem, menos um. Eu não sei. Começo a entender por que sempre consigo horário para cortar o cabelo, e por que a cabeleireira ri tanto, enquanto corta. Só não entendo por que ainda não fiquei careca. Fico a imaginar o que acontece com quem nasce, e corta o cabelo, fora das datas de mudança de fase da Lua.
A influência da Lua sobre as pessoas viria da atração gravitacional que ela exerce sobre nós. Afinal, ela é responsável pelas marés, que são resultado da aplicação da força gravitacional diferencial da Lua sobre nosso planeta. Seguindo o raciocínio, os homens têm de urinar em ângulo ligeiramente inferior, na Lua Nova e na Lua Cheia. Há o evidente risco de fazerem pipi na tampa do vaso, como conseqüência da - até então inominada - maré urinária.
Marcadores: bebês, cabelos, fase, força diferencial, gravitação, Lua, marés, nascimento, Terra
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home