16.9.08

463 - Novas patologias


Foto: IBM 3033, da década de 80. Cortesia da IBM
.
Novas patologias

Por Paulo Heuser


Os profissionais de TI – Tecnologia da Informação - que ingressaram na área na década de 70, como eu, surgiram durante o período jurássico do então Processamento de Dados. O pessoal mais novo brinca, nos chamando de dinossauros, pois estaríamos extintos, sem sabê-lo. Há professores de cursos de TI que falam dos mainframes – computadores de grande porte – como coisas do passado. Contam que, no histórico evento do Mainframe de Babel, as CPUs se rebelaram e correram em todas as direções, cada uma falando uma linguagem diferente, como Assembler, Fortran, Cobol, Algol, PL/I, C++, Pascal, Java e tantas outras. Na verdade, os mainframes ainda existem, e sou testemunha viva disso. Eles apenas estão escondidos em subsolos ou salas cofre, bem longe do público em geral. Assim também estão os mainframers – os profissionais que trabalham com as grandes máquinas.

É fácil reconhecer um mainframer, apesar da escassez deles. Eles têm cabelos brancos, cabelos tingidos ou não têm cabelo algum. Geralmente se comportam de forma estranha, e falam palavras mais estranhas ainda. Eles não imprimem o conteúdo de telas ou arquivos, eles listam. Os mainframes chamam relatório de listagem, HD de disco e operam mouses do tamanho de capivaras. Estive num dos últimos eventos apenas para mainframers. Aquele sim era o lugar perfeito para venderem tinturas de cabelos e cera de carnaúba. Parecia um congresso de internos de geriatria. Havia aparelhos auditivos e andadores grátis. Sem mencionar o rabecão de plantão.

O aspecto triste de ser um mainframer é trabalhar com computadores que não têm jogos. Nada, nem um miserável FreeCell ou Pack Man. Mahjong e Solitaire? Nem sonhar! Paciência, por mais ambíguo que possa parecer, não é apenas um jogo de microcomputador. É uma característica da personalidade dos mainframers, que devem tolerar piadas a respeito da sua extinção, partindo dos laptopers - povo que lida com os computadores das novas eras.

Não são apenas os mainframers que exibem sinais exteriores da sua profissão, como os cabelos brancos, tingidos, caídos ou qualquer combinação disto.

O Dr. Prljave Bradu, do Centro de Pesquisas Avançadas em Anatomia Humana da Universidade da Ístria, sediada em Hum, na Croácia, publicou artigo na Znanstveni časopis – jornal da Academia Croata de Ciências -, sobre alterações anatômicas observadas em laptopers de meia-idade. Esses profissionais apresentaram alterações posturais importantes. Adotaram postura diferenciada, com o corpo projetado para frente. Contudo, a alteração mais importante diz respeito à modificação anatômica dos membros superiores. Os laptopers passaram a andar com as mãos dependuradas na frente do corpo, com os antebraços recolhidos. As duas mãos estão sempre paralelas, uma próxima da outra. A equipe do Dr. Bradu observou um grupo de 827 laptopers, que foram comparados com os 12 mainframers encontrados, pertencentes ao grupo de controle. O trabalho concluiu que as alterações anatômicas observadas nos laptopers decorrem da utilização de notebooks cada vez menores. Como não enxergam muita coisa, naquelas telas minúsculas, projetam o corpo na direção da tela. Os minúsculos teclados obrigam a digitação com as mãos muito próximas, uma da outra, em paralelo, com os antebraços recolhidos na frente do corpo.

A Dra. Ručnik Stained, do Instituto de Zoologia da Universidade da Ístria, em Hum, diz que, os laptopers estão adquirindo postura semelhante àquela do Tiranossauro Rex, graças aos minúsculos notebooks de sete polegadas.

Marcadores: , , , , , , , , , , ,