4.9.08

456 - De Semântica e gramemas



Foto: Wikipedia
.
De semântica e gramemas

Por Paulo Heuser


Há palavras belas, palavras neutras e palavras feias na língua portuguesa. Semântica é uma palavra bela, poderosa, como a maioria das proparoxítonas. Com ela, enche-se a boca. Semântica. Assim também é a palavra heurística. Gramema é uma palavra feia, Tem o sabor da paçoca com maria-mole e pamonha. Falta-lhe tudo. Gamema lembra boca mole. Gramemas são os processos de intensificação prefixais, como os prefixos gregos hiper, super e ultra. Apondo-se um gramema à palavra semântica, poderemos obter uma expressão ainda mais poderosa, como a ultra-semântica, que nunca será ultrapassada, pois já está além do limite. Isto posto, tentarei explicar o que aconteceu com o Zé.

O Zezinho queria assistir ao filme que o coleguinha de aula lhe emprestara. O menino sempre elogiava a sala de projeção do vizinho, equipada com TV de alta definição (HDTV). O Zé tinha apenas um televisor SDTV, inferior ao do vizinho. Ninguém deles entendia bem o que significavam essas siglas, mas o que importava mesmo era a competição. Nenhum dos vizinhos poderia se mixar para o outro. Se o vizinho tinha HDTV, o Zé havia de tê-la também. E lá se foi ele, a procurar o melhor sistema de TV de alta definição disponível no mercado, e fora dele.

Quando o caminhão da entrega trouxe o sistema HDTV do Zé, o vizinho contra-atacou, comprando o recém-lançado Full HD, que, sendo lá o que fosse, seria melhor do que o sistema HDTV. O Zé ficou roxo de raiva, e pôs-se a campo, em contato com um personal high tec noiser – consultor pessoal em barulho de alta tecnologia. Este lhe informou do iminente lançamento do sistema ArquiFull HD. Enquanto isso, o menino aguardava. O vizinho não se deu por vencido. Tão logo chegou o ArquiFull HD do Zé, ele anunciou, através do menino, que encomendara um ExtraFull HD, superior ao ArquiFull HD. Enquanto isso, o menino aguardava.

A guerra tecnológica seguiu pelos próximos meses, com a compra de sistemas HiperFull HD, SobreFull HD, SupraFull DH, SuperFull DH, culminando com o UltraFull DH. Ambos esperaram alguma inovação que ultrapassasse o UltraFull HD. Enquanto isso, o menino aguardava. Como o sistema de imagem não mudava, passaram a competir pelo som da TV. Por fim, falidos e exaustos, contentaram-se com o sistema UltraFull HD, com tela de 108 polegadas, equipado com UltraDolby Ultra-Surround 97.1. Guerra era guerra, paz era paz. Finalizada aquela, Zé convidou a família do vizinho para assistirem ao filme que gerou todo o conflito tecnológico, num gesto de paz.

Foi numa noite de sábado. O sistema UltraFull HD veio acompanhado com a máquina UlfraFull HD Popcorn, que produzia pacotes de 5 kg de pipocas na manteiga com bacon em segundos. Com a platéia toda instalada, o menino pôs o disco Ultrablu-Ray, no aparelho UltraFull HD player, e a fantástica tela de 108 polegadas passou a exibir The second hundred years (1927), filme de Oliver e Stanley (Gordo e o Magro). Não há gramema que auxilie a descrever a cara da platéia, quando iniciou o filme em preto e branco, cheio de manchas e riscos. O som UltraDolby Ultra-Surround 97.1 deu um toque especial ao filme mudo.

Marcadores: , , , , , , , ,