23.8.06

Marcos e João

Marcos e João

Por Paulo Heuser

Isto não é um relato sobre apóstolos. Tampouco é uma história de amor entre dois caubóis na novela das oito. São outros Marcos e outros Joões. Soa mal, mas se Mário de Andrade pôde, em Paulicéia Desvairada, também posso. Perdoem-me os Joões.

Passados alguns meses da polêmica viagem espacial do astronauta brasileiro, resolvi fazer uma repescagem no assunto. Confesso que mudei de opinião após ter lido o histórico da Missão Centenário – homenagem a Santos Dumont – e o currículo do Tenente-Coronel Marcos Pontes. O projeto nasceu em 1997, na AEB - Agência Espacial Brasileira -, tornando o Brasil integrante do projeto da ISS – Estação Espacial Internacional. Cabia a AEB o fornecimento de peças fabricadas por empresas nacionais para a ISS, coisa que nunca foi levada a cabo. A FAB coube a seleção de um oficial, Marcos Pontes no caso, para integrar uma das missões. Aparentemente, foi a única coisa que funcionou na participação na ISS.

O astronauta brasileiro foi treinado pela Nasa e pelo centro russo de Zviozdniy Gorodok. Parte do treino foi para pronunciar o nome do centro. Pois bem, em março de 2006, Marcos Pontes subiu ao espaço a bordo de uma nave espacial russa, acoplada posteriormente à ISS, onde realizou experimentos enviados pelas universidades brasileiras e pelos alunos de uma escola de ensino fundamental de São José dos Campos, SP.

O custo do treinamento e envio do astronauta brasileiro foi de dez milhões de dólares, valor considerado exagerado por parte da opinião pública e por toda a oposição ao governo, quando considerados os resultados alcançados. Naturalmente, o governo contabilizou o feito e defendeu o investimento com unhas e dentes.

Provavelmente o que causou certo desconforto, e foi amplamente usado pelos críticos do projeto, foi a presença de dois experimentos de alunos de escola fundamental, um sobre a germinação de pés de feijão e outro sobre cromatografia de plantas. Após ter lido os objetivos dos experimentos, entendi que a idéia era despertar nas crianças o gosto pelas ciências, já que puderam acompanhá-los através da rede.

Muitas críticas foram feitas à pessoa do Tenente-Coronel Marcos Pontes, por ter passado à reserva da FAB após a viagem. Lendo os motivos, não há muito do que reclamar. E, como ele próprio coloca no seu sítio na rede, não foi o mentor nem o administrador do projeto. Foi o oficial brasileiro selecionado, treinado e embarcado na missão, que cumpriu com perfeição.
Muitos professores estão fazendo esforços para tornar o ensino de Astronomia mais interessante. Um chegou a vestir o modelo de um traje espacial, em aula. Parte desse estímulo vem da viagem do nosso astronauta.

O experimento da germinação do feijão chamou tanto a atenção porque todos nós o realizamos nas aulas de ciências do segundo ou terceiro fundamentais – primário no meu tempo. Alegres e a cantarolar, levamos nosso chumaço de algodão e o grão de feijão. Fico imaginando o Marcos Pontes assoviando a música dos sete anões enquanto alegremente regava o broto de feijão. Coisa para emocionar o sujeito mais rude.

Senti que mais associações poderiam ser feitas. Senão vejamos, o João do Pé de Feijão começou mais ou menos assim. Teve ajuda de uma fada, concordo, mas acabou nas alturas, acima das nuvens, como o Marcos, este amparado pela fada russa. Ambos trouxeram prosperidade na volta, após manejarem o pé de feijão. João trouxe um ovo de ouro. Marcos trouxe o relato da missão. Aí que as semelhanças acabam. João fez diversas viagens, até assassinar o gigante, cortando a base do pé de feijão. O Marcos encerrou as viagens, deixando em apuros outros gigantes figurados.

Havia a bordo outros experimentos brasileiros, de difícil compreensão para o público leigo. O do pé de feijão popularizou a missão. Deixou os acadêmicos de cabelos em pé. Temiam que fossem também realizados experimentos com carimbos de batatas e pisca-piscas de quatro lâmpadas. Pura inveja.

Estranho mesmo era um enorme russo a bordo, fungando e gritando Fé, fa, fi-fó-fum.

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