28.8.06

O Herdeiro dos Infernos e O Inferno Astral

O Herdeiro dos Infernos e o Inferno Astral

Por Paulo Heuser

Quem nomeou Plutão, em 1930, já deveria imaginar seu destino. Plutão foi a versão romana do deus grego Hades, o Herdeiro dos Infernos. Sua maior lua, Caronte, foi batizada com o nome do barqueiro que levava os mortos até Hades.

Entre os astrônomos, Plutão já era a bola da vez há muito. Apresenta características físicas muito diferentes das apresentadas pelos outros planetas verdadeiros. Sua órbita está fora do plano da eclíptica – plano imaginário onde se encontram as órbitas dos demais planetas. Sua densidade é o dobro daquela esperada para os planetas além de Marte, os jovianos – Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, gigantes gasosos. Plutão apresenta algumas das características dos planetas telúricos – Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, como superfície sólida. A órbita de Plutão apresenta grande excentricidade – não é circular -, diferente das dos demais planetas.

Pelas suas características de órbita solar e constituição física, Plutão se encaixa melhor como um dos objetos do Cinturão de Kuiper, coleção de objetos menores com órbita transnetuniana.

Como conseqüência da nova classificação de Plutão, um planeta anão, os livros de Geografia e Ciências terão de ser alterados, bem como a memória dos pupilos. Aí está uma questão certa para os próximos exames vestibulares. Se for o seu caso, aposte suas fichas em Plutão.

A notícia não repercutiu muito bem entre os astrólogos. Os astrônomos têm a mania de perseguí-los. Desde a criação da UAI – União Astronômica Internacional -, em 1922, tentam bagunçar o trabalho dos astrólogos. Estes dizem que a reclassificação de Plutão em nada mudará a vida das pessoas. Acredito piamente. Outros podem não acreditar tanto assim. Imagine se lhe disserem que passará a ser regido por um planeta rebaixado. Pode afetar a autoconfiança, não pode?

O golpe provocado na Astrologia pelo rebaixamento de Plutão é bem menor do que o decorrente da alteração feita pela UAI no Zodíaco, em 1925. Esta foi pouco divulgada, pelo visto. Desde então, há 13 signos zodiacais, devido ao movimento de precessão dos equinócios da Terra. Imagino ter provocado duas questões: o que diabos é precessão dos equinócios? Qual é o 13º signo? Precessão dos equinócios é um movimento do eixo de rotação da Terra, semelhante à oscilação do eixo de um pião girando, cuja explicação é longa demais. O efeito notável é a mudança do que vemos no céu, ao longo dos tempos.

O céu que vemos hoje não é o mesmo que Aristóteles viu quando definiu as constelações zodiacais. Hoje vemos 13 grandes constelações dominantes. A novidade (em 1925), para muitos, ignorada pela Astrologia, é Ofiúco – Ophiuchus ou Caçador de Serpentes. Talvez a ignoraram pelo nome estranho, feio. Você pensa que é sagitariano e alguém lhe chama de ofiucano. Você devolve de pronto: - Bem como a senhora sua mãe!

Já sei, você está morrendo de medo de ser um ofiucano, não é? Pois bem, se você nasceu entre 30 de novembro e 17 de dezembro, está contemplado. Ofiúco fica entre as constelações de Escorpião e Sagitário. Até estudar Astronomia eu acreditava ser um capricorniano. Descobri ser sagitariano. Fiquei profundamente abalado. Você já pensou que pode estar no signo errado? Confira em http://astro.if.ufrgs.br/const.htm .

Se a reclassificação de Plutão não afetou muita gente, imagine o que pode fazer o 13º signo zodiacal. Há quem corte o cabelo, escolha marido ou mulher, dê nome aos filhos, escolha a data de concepção deles, com base no Zodíaco. Se você está entre eles, pode estar dormindo ao lado da pessoa errada! Com quem será que Ofiúco é compatível?

Tenho cá minha opinião pessoal sobre a reclassificação de Plutão. Creio que Nike e Adidas não chegaram a um acordo com a Fifa – Federação Interplanetária de Futebol Amador.

E-mail: prheuser@gmail.com