4.8.06

Retromarketing Pandêmico

Retromarketing Pandêmico

Por Paulo Heuser

Abri a caixa do correio ao chegar em casa na segunda-feira. Dentro, apenas um envelope em cromo. Estava escrito “Comunicado Importante” em letras garrafais. Do outro lado, meu endereço e o logotipo do provedor de serviços, cujo nome manterei em sigilo. Vamos apenas chamá-lo de CeTb – tradução para o russo. Curioso, abri o envelope. “A CeTb quer falar com você” – em letras garrafais, novamente.
“Por favor, entre em contato pelo telefone five-five-five.....(555...). A CeTb tem algo importante a lhe dizer. Não deixe de ligar. Esta oportunidade é exclusiva e válida apenas até o dia 5/8. Ligue já e conheça o que espera por você”.
Pensei cá com os meus botões, que já deixei de contar: era um golpe! Por que não me telefonavam, se realmente fosse algo importante? Eles tinham meu telefone.
Mas, e se realmente fosse uma oferta interessante? Fui cobaia involuntária das novidades da CeTb e passei mais de 60 dias assistindo à TV Presídio Rural – tudo ficava xadrez e verde na tela. Talvez eles quisessem me compensar dando um brinde ou um Pacote Platinum Sideral grátis?
Não, eu não cairia nessa! Ninguém dava nada de graça. Certo, poderia ser um test drive de alguma novidade. Seria bom demais para ser verdade, mas será que poderiam liberar um daqueles canais de exozoofilia? Não sabe o que é? Bem, vamos tentar explicar através de um exemplo. Misture o Animal Planet com o SexyVolcanic e Perdidos no Espaço, do FX. È algo como sexo entre protozoários gigantes e samambaias assassinas de Vênus. Nesse momento senti que ligaria para o maldito five-five-five.....
Não custava nada tentar, não? Se fosse um golpe, desligaria. Fácil, não? Disquei five-five-five..... e passei a ouvi uma musiquinha suave. Ninguém mandou discar o código do cliente. Aquele que sempre está em local incerto e não sabido da fatura mensal que nunca está à mão. Deveria se tratar de algo realmente exclusivo, para poucos. Comecei a me sentir valorizado, finalmente. Se fosse coisa para o povão, teria de digitar aquele código. Imaginei que alguém atenderia falando: - Sr. Paulo, estávamos esperando pela Sua ligação!
Dois minutos – a musiquinha continuava. Deve se tratar de algo exclusivo mesmo, senão eu estaria ouvindo a ladainha do faça exatamente o que você está fazendo....
Aos quatro minutos de musiquinha algo me perturbou. O que seria? As samambaias não seriam azuis? Os protozoários seriam ciliados? Não, era outra coisa.
Aos oito minutos caiu a ficha. Lembrei-me do “Ligue Djá!!!” do Walter Mercado e seus discípulos. Para quem não o viu, não adianta tentar explicá-lo. Não, ele usava os 0900 que foram bloqueados.
Aos dez minutos veio o tu-tu-tu...
O mais curioso nisso tudo é que não consegui ligar para o five-five-five..... a partir do telefone da CeTb. Ficava mudo. Tive de usar o telefone da concorrente. A essas alturas eu fiquei decepcionado e magoado com a CeTb. Eu – Eu maiúsculo mesmo – liguei e não Me atenderam! Já sabiam o que poderiam fazer com a oferta deles. Eu fora. Não era trouxa! Se bem que, se estava tão ocupado assim, deveria ser algo realmente irrecusável. Se os poucos Escolhidos como Eu estavam tentando desesperadamente, era coisa quente mesmo. De samambaias violetas para fora! Tentei novamente, tentei, tentei feito Cauby Peixoto em Conceição. Só consegui após duas intermináveis horas de tentativas.
- CeTb, boa noite?
- Boa noite. Estou ligando porque recebi uma correspondência...
- Seu nome, por favor? - Ela não sabia o meu nome? Como? Sou Eu!
- Paulo Xxxx Xxxx.
- Como?
- Paulo Xxxx Xxxx.
- De qual cidade o senhor está chamando?
- de Porto Alegre.
- Seu CPF, por favor? Não consigo localizar seu cadastro. - Como localizar, já não estava sobre a mesa?
- 999.999.999-99
- Um momento.... tec, tec ,tec...
- Obrigada por esperar, já o localizei. A CeTb está lhe oferecendo o Pacote Tombo, sem encargos adicionais!
- Mas, eu já sou assinante do Tombo...
- Mas não o era quando a carta lhe foi enviada.
- A carta foi postada no dia 31/7 e eu sou um Cliente Tombo – Tongo seria mais apropriado - desde o início do mês...
- Então a CeTb pede desculpas...
- Você está me dizendo que eu tentei por mais de duas horas ligar para esse número, enquanto sonhava com protozoários e samambaias gigantes, para descobrir que me venderiam o que já tenho?
Riso, ela riu. Um riso contido e não debochado, mas foi um riso. Pareceu sincero. Pensei em denunciá-los para o Walter Mercado, ao Procon, aos Direitos Humanos e quiçá às organizações de defesa da exofauna e da exoflora. Aquilo que pareceu inicialmente ser endêmico era pandêmico mesmo – todos mortais receberam a carta, inclusive os míseros.
O que diabos é retromarketing? Ocorre quando enchem seu cachorro de pulgas para depois lhe venderem veneno. Foi a melhor definição que encontrei. Teriam também para protozoários?
Acabei nada fazendo. Se reclamasse, certamente alguém inumano atenderia. Aquele riso me fez descobrir que havia alguém do outro lado da linha. Alguém humano. Devo ser especial mesmo. Fiz alguém rir!

E-mail: prheuser@gmail.com