Está Absolutamente Ceerto!
Está Absolutamente Ceerto!
Por Paulo Heuser
Lembrei do J Silvestre (1922-2000), jornalista que manteve no ar o programa de tv O Céu É o Limite durante quase 30 anos. Veio à lembrança enquanto assistia ao debate entre os candidatos a Governador do Estado. Excesso de regramento imposto aos debatentes, o sorteio das perguntas e o cronômetro, tudo fazia lembrar de um quiz show - programa de perguntas e respostas.
Por Paulo Heuser
Lembrei do J Silvestre (1922-2000), jornalista que manteve no ar o programa de tv O Céu É o Limite durante quase 30 anos. Veio à lembrança enquanto assistia ao debate entre os candidatos a Governador do Estado. Excesso de regramento imposto aos debatentes, o sorteio das perguntas e o cronômetro, tudo fazia lembrar de um quiz show - programa de perguntas e respostas.
J Silvestre lia as perguntas pré-estabelecidas e esperava uma resposta perfeitamente determinada. Em um processo determinístico há lugar apenas para respostas certas ou erradas. No quiz show eleitoral as perguntas são também pré-determinadas. As respostas, no entanto, são de natureza estocástica – variam conforme o tempo. Há quem defenda que se trata de processo um markoviano, onde os estados anteriores são irrelevantes para a determinação dos futuros, algo como uma amnésia estatística – eleitoral, no caso.
Quem joga o quiz show eleitoral corre o risco de perder todo o grande prêmio por apenas uma resposta errada. Nem precisa estar errada, basta que seja diferente daquilo que o público espera e deseja ouvir. A qualidade da expressão da resposta também conta. Expressões de humildade, excesso ou falta de soberba, acomodação ou indignação, o punho cerrado na hora do desafio, tudo conta ou tira pontos. Ali não é o apresentador nem a “produção” quem julga o acerto da resposta. É a Grande Pesquisa, aquela que ocorrerá no dia da eleição.
A escolha dos candidatos ocorre mais ou menos da mesma forma. São escolhidos pela “produção”. Podemos torcer por um deles ou não torcer. Por todos não faz sentido. A “produção” deve escolhê-los pelo impacto da imagem perante os consumidores, digo, eleitores. Marketing e estatística caminham de mãos dadas. Se a imagem do candidato não é lá muito fotogênica este deve pelo menos se impor pela palavra.
De tempos em tempos se faz uma aferição de como andam os jogadores, através de uma pesquisa de intenção de voto. Como apresentam resultados díspares, conforme o agente da pesquisa, é recomendável a obtenção de uma média das pesquisas.
O Seu Antenor não está nem aí para debates e pesquisas. Fez da rua o seu lar. Ali não há tv e o jornal sempre é velho. Teme apenas que uma vassoura nova possa varrê-lo dali. Sabe, no entanto, que será temporário. Voltará com certeza.
Está absolutamente ceerto!
E-mail: prheuser@gmail.com
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