14.9.06

Limitações

Limitações

Por Paulo Heuser

Minha Tv ficou fanha. Começou devagar, chegando ao insuportável após alguns dias. No início me fiz de surdo, fingindo que não notava a mudança que vinha ocorrendo com o áudio. O locutor do jornal começava a falar meio “afãnhãhã”. Acreditei até num forte resfriado, mas caí na real quando todos aparentavam o resfriado.

É uma experiência nova. A imagem continua ótima, mas o som, quanta diferença! Já tenho um aparelho de som que sofre de gagueira, mas Tv fanha nunca tive. Ao comentar o caso com um amigo, envolvido com uma Ong de alguma coisa que não entendi bem, levei um puxão de orelha. Ele me disse que é feio falar que o som está gago. Diz-se que está com fala sincopada. É politicamente mais correto. O mesmo ocorreu com a Tv fanha, que estaria com a voz extremamente anasalada.

Pensei em ligar a Tv ao equipamento som. Desisti quando descobri que criaria um cânone de fala sincopada extremamente anasalada. Cacofonia pura – gagofanhia, no caso. Para quem esqueceu das aulas de canto da Frau não-me-lembro-quem, cânone é um jogo musical onde a metade de um coral tenta bagunçar a música da outra metade, cantando coisas diferentes, fora do tempo. Muito semelhante às duas Tvs sintonizadas no mesmo programa, uma via antena e a outra via cabo.

Percebi logo que de nada adiantaria resolver o problema como um todo. Teria de segmentá-lo para adotar soluções específicas para cada limitação – doença também é feio. Resolvi começar pelo som. Se resolvesse o problema dele eu teria uma solução holística – isto o pessoal da Ong adora. Bastaria ouvir o som da Tv pelo equipamento de som sem fala sincopada.

Após uma criteriosa investigação na Enciclopédia Britânica e nos almanaques de farmácia, concluí que o melhor meio para curar a fala sincopada seria através de um antigo método, dando três pancadas no paciente, com uma colher de pau. Tentei, cuidando para não quebrar nenhum botão. Nada. Tentei com uma colher de aço. Nada, afora três arranhões na pintura. Lembrei-me então do meu sogro. Ele curava soluço despejando um copo de água gelada pelo colarinho dos engolidores espasmódicos – será que é assim que dizem na Ong? Ora, gagueira e soluço têm algo em comum. O que é, não sei, mas que têm, têm.

Joguei um copo de água gelada pela grade traseira do som. Algo aconteceu. A fala sincopada curou, pena que ficou mudo – extremamente silencioso? -, além de muito quente, pois saiu fumaça do seu interior.

Voltei minha atenção à Tv, o som que se mude! Mudo? Tentei pincelar mel com limão nos alto-falantes. Nada. Nova pesquisa criteriosa, sem a enciclopédia desta vez, me revelou que a fala extremamente fanhosa, ops, anasalada poderia ser curada mediante um grande susto. Sintonizei-a, sem aviso prévio, no Polícia em Ação. Nada. O Paulão seguia com um “..entiu pru tiu ã ãsã ãiu!”. O que poderia ser mais aterrador? Os Menudos não cantam há anos. Tentei achar algum dos Alien o Enésimo Passageiro. Aquilo sim dá susto. Estavam reprisando o décimo oitavo, que não tem muita graça.

Desisti, terei de apelar para um especialista. Algo me intriga neste problema. Por que a Tv fica boa durante o programa do Chaves?
E-mail: prheuser@gmail.com

1 Comments:

At quinta-feira, 14 setembro, 2006, Blogger José Elesbán said...

É que o Programa do Chávez (o mexicano) é muito bom! Já se fosse o Chávez venezuelano talvez continuasse com problema! :)
Já tentaste sintonizar a Telesur?

 

Postar um comentário

<< Home