6.9.06

O Buraco

O Buraco

Por Paulo Heuser

A Conjetura Poincaré é um enigma matemático que perdurou por quase 100 anos. Nenhum mortal conseguia resolvê-la, até 2002, quando o russo Grigory “Grisha” Perelman a resolveu. Jules Henri Poincaré (1854-1912) foi um gênio, matemático, físico e filósofo francês que contribuiu, de forma decisiva, para os trabalhos de Lorentz e Einstein na relatividade restrita. Ah, eu sabia que o conhecia!

O enigma de Poincaré é tão enigmático que, afora alguns privilegiados (?), ninguém consegue sequer entender o seu enunciado. Isto é o que me encanta na Matemática! Alguém gritou: - Resolveram a Conjetura de Poincaré! E jornalistas de todo mundo saíram correndo e gritando a mesma coisa. Alguém deve ter indagado o que diabos seria aquilo. Imagino a resposta: - Sei lá, o que importa é que a resolveram! Coloquei um ponto de interrogação após “privilegiados” porque a frustração de não poder explicar esse negócio nem para seus amigos de répi aur - hora feliz - deve ser um horror.

Alguma boa alma matemática tentou explicar o enunciado para os leigos. Algo como poder transformar um coelho ou uma maça numa esfera, através de deformação. Já uma rosquinha ou uma porca de parafuso não poderiam ser, pois têm um furo. Ah bom, agora ficou fácil! Empiricamente – através de experimentação – alguém já deve ter comprovado, apesar da nojeira resultante.

O que causou mais furor nos meios matemáticos e jornalísticos foi o fato de Grisha ter recusado a Medalha Fields, equivalente a um Nobel de Matemática, e sumido.
Furos não deixam de ser buracos. E um buraco em especial tem concentrado a atenção da mídia de todo o País. É o buraco da Caldas Júnior, meu vizinho de trabalho. Olho pela janela e vejo seu trajeto. Os buracos comuns já atraem a curiosidade popular. Segue-se a velha história, um sujeito trabalhando e 10 olhando.

Pois o buraco da Caldas Júnior é bem diferente. Daria um filme intitulado 22 Homens e Um Segredo. Foram 22 os algemados que deixaram o prédio do buraco naquela fatídica sexta-feira. Após uma cinematográfica ação da Polícia Federal, de fazer sombra ao FBI, com homens vestindo roupas de assalto pretas, andando sobre telhados e portando armamento poderoso e sofisticado. Quem viu o início da ação, logo após as 7 horas, deve ter ouvido alguém gritando: – vá, vá, vá! - versão em português do clássico go, go, go! dos filmes americanos.

Sem acordo prévio, todos que assistiam àquela cena começaram a contar em alta voz o número de presos levados ao caminhão-xilindró. Foi um imenso coro dos trabalhadores dos prédios vizinhos, contando de um a 22. Imenso também foi o aplauso que a PF recebeu ao sair do local carregando os presos. Atos espontâneos dos que finalmente viram o bem triunfar, coisa rara.

Se os bares defronte ao buraco perderam a freguesia que cavava o buraco, ganharam em dobro com o pessoal do répi aur. Os do Jacó e o do Beto (Mezenga) que o digam.

Como vizinho do buraco, vejo a movimentação nos arredores. Jornalistas, policiais, engenheiros, cientistas e curiosos civis, todos querem entrar no buraco. Poderiam abrir um parque temático ali, fazendo conjunto com as escavações arqueológicas da Praça da Alfândega. Seria o Hole Park Alfândega. Agora surgem os buracos para achar o buraco. Feito buraco negro, sugam tudo que aparece ao seu redor.

Grisha andou sumido, após a divulgação da solução da Conjetura de Poincaré. Unindo fatos, suposições e boatos, dá para se pensar. Não estaria ele tentando provar que o buraco da Caldas Júnior não poderia ser transformado numa esfera? Ou teria ouvido esta historinha, de autoria desconhecida, contada pela minha filha:

“Vinha um biscoito feliz e saltitante pela rua gritando alto e sem parar:- Eu sou um biscoito, eu sou um biscoito, eu sou um biscoito... Um pistoleiro nervoso se irritou com tanta gritaria. Sacou sua arma e acertou em cheio, bem no meio do biscoito que, sem se abalar, logo levantou e continuou a ladainha: - Eu sou uma rosquinha, eu sou uma rosquinha, eu sou uma rosquinha...”.

Rosquinhas não podem ser transformadas em esferas. Claro, tem um furo no meio!
Já os biscoitos podem, basta mergulhá-los no café com leite e amassar.

E-mail: prheuser@gmail.com