18.11.06

Aqui Fala o Seu Presidente

Aqui Fala o Seu Presidente

Por Paulo Heuser


Trimmm...

- Alô!

- Boa tarde! Aqui fala o seu Presidente.

- Droga, aquela gravação novamente!

- Isto não é uma gravação, estamos conversando ao vivo!

- É um trote, então. Vá incomodar outro.

Trimmm....

- Alô!

- Boa tarde! Aqui fala...

- Você, de novo!

- É que a ligação deve ter caído...

- Caído não, eu desliguei na sua cara mesmo, como fiz das outras vezes em que me ligou a esta hora!

- Mas, aquelas eram gravações, meu senhor, agora sou eu, ao vivo!

- Ao vivo, às 11 da noite, nem lobisomem.

- Hora não é algo que realmente existe para um presidente. Trabalhamos 24 horas por dia, sete dias por semana...

- A eleição já passou, está pedindo voto para o quê? Rainha da primavera?

- Esta eleição passou, mas outras virão, em breve. E, não posso me descuidar um minuto sequer. Na verdade, estamos sempre em campanha.

- Que história é essa de boa tarde, se a noite já vai longe?

- É da gravação...

- Espere aí, não era ao vivo?

- É, mas tem a força do hábito...

- Diga de uma vez o que quer, pois quero voltar a dormir.

- Queria contar novamente com o seu voto.

- Como novamente, e qual voto? Eu nem votei em você!

- Nossa pesquisa interna indica que 83,7 por cento da população dessa cidade votou em mim. A probabilidade de o senhor ser um dos meus eleitores é muito grande. Ainda mais que minha gravação tocou aí na sua casa em duas ocasiões.

- Tocou nada, tentou tocar. Desliguei, de raiva, e não votei em você porque me acordou duas vezes. Esta já é a terceira!

- Não compreendo por que o senhor reluta em admitir que votou em mim, mas os números não mentem, são desapaixonados, frios mesmo, e têm um intervalo de confiança bem confiável.

- Confiável é a descarga da minha latrina! Para lá que vai o voto de quem me liga enquanto durmo.

- Não se exalte, senhor, não precisamos brigar. Eu apenas lhe peço que ouça o clamor popular dos 83,7 por cento da sua pessoa que querem desesperadamente me honrar novamente com o seu sufrágio.

- Por mim, será o seu naufrágio!

- Meu eleitor, é até de se esperar que alguns cidadãos relutem em aceitar o inevitável. Mas, dar ouvidos apenas aos 16,3 por cento da sua pessoa que insistem em se opor a minha proposta, convenhamos, não é nada democrático.

- Por acaso é democrático acordar um trabalhador a esta hora, para pedir voto de uma eleição que já passou?

- Meu relutante eleitor, a democracia está presente em cada minuto, em cada segundo, da nossa vida. O fato de a eleição, essa eleição, ter passado, em nada diminui o clamor popular pela próxima. Logo a próxima já será esta eleição. Enquanto isso, tudo farei para não trair a confiança que o senhor depositou em mim, através do seu voto.

- Pare de insistir nessa tese, eu sei em quem votei, e não foi em você!

- Seja como for, Seu Armando, quero deixar um grande agradecimento, em meu nome, do meu partido, dos partidos aliados, e da minha nação.

- E agora, quem é esse tal de Armando?

- É o senhor, Seu Armando...

- Não sou Armando! Deve ser um engano, como tudo nesta história!

- Ora, Seu Armando, quanta resistência, saiba que a nossa pesquisa interna indica que existe uma probabilidade de ....
.
Click...

- Alô, alô? Seu Armando?