22.12.06

O Ano da Fortuna

O Ano da Fortuna

Por Paulo Heuser

Não posso me queixar de 2006. Por mim, poderia continuar assim. Eu já havia sido comunicado, através de um gentil e-mail, que uma cidadã do Zimbábue resolveu me pagar 30% da sua poupança de 17 milhões de libras esterlinas, depositada em um banco da África do Sul. Apenas pelo uso do meu nome, minha conta bancária e minha senha, para retirar o dinheiro daquele país. Que barbada! Não posso revelar o nome da dita senhora, que solicitou sigilo absoluto. Talvez pelo fato de a mesma se fazer passar pela mulher do líder da oposição, no Zimbábue. Pode dar problema com o fisco de lá, que deve ser um leão, literalmente. Tudo foi esclarecido em um comunicado que encontrei na rede, cujo texto transcrevo a seguir, sem tradução, para que nada se perca:

Roora mutengo onobviswa nomunhurume kana achinge odakugara no munhukadzi. Roora izwi rino shandiswa zvikuru muChivanhu chechiZezuru. Rinowanikwawo mumarudzi mazhinji echiShona akaita seChiKaranga kana Chimanyika.”

Curto e grosso, como deve ser um comunicado fulminante, como esse. Ainda bem que tudo foi tão facilmente esclarecido.

Na segunda-feira recebi um e-mail da Grã-Bretanha, informando que ganhei 760 mil euros na loteria. Sem haver jogado! Por isso que aquilo lá se chama Primeiro Mundo. Se ganha sem jogar, mesmo sendo um cidadão do Terceiro Mundo. Segundo o aviso, Bill Gates teria patrocinado a loteria.

Ontem veio o prêmio supremo: uma viúva britânica, Mrs. Diana Felicia Bryant, às portas da morte, resolveu me legar sua fortuna de 15 milhões de dólares. Tudo porque eu teria sido generoso com os órfãos e as viúvas. Viu só, o bem compensa, afinal. Só não entendi bem o negócio das viúvas. Devo ter sido triplamente benemerente. E a viúva moribunda deve ter mandado as últimas duas mensagens do além. Ou então, o Alzheimer baixou nela, pois recebi o mesmo e-mail três vezes. São Pedro manterá uma LAN house? Haverá banda larga?

Ontem recebi o aviso de outro prêmio de loteria, desta vez 500 mil euros da Lucky Day Lotto. Coincidentemente, as duas loterias usam o mesmo e-mail. Deve ser para poupar despesas, aumentando o prêmio. Esta loteria seria patrocinada pela Microsoft, Intel, Dell e outras grandes companhias de TI. Céus, enquanto digitava este texto, ganhei mais um milhão de euros, de uma loteria da Espanha e 2,5 milhões de dólares de outra, não sei nem de onde. Eric Clapton é o contato, no banco onde o dinheiro está depositado.

Nem tudo foi fortuna, em 2006. Na semana passada, recebi um pedido, também por e-mail, para colocar um atalho no meu blog, apontando para a página de uma entidade terrorista que havia sido expulsa de todos os provedores. Coisa mimosa. Estão desabrigados. Poderão fundar o MTSH – Movimento dos Terroristas Sem Hospedeiro. O terrorismo também se manifesta através dos vários cartões virtuais infectados sabe lá com o quê. Pishing – pescaria de senhas, através desses cartões virtuais, virou moda.

Apesar das proteções adotadas, através de softwares especializados, em breve voltaremos aos tempos medievais, quando os reis temiam o veneno que poderia estar escondido na comida. Contrataremos um provador virtual.

Muito mais do que as tentativas de ataque desses malfeitores, muito reais, uma coisa me preocupa. Não chega a tirar o sono, mas me preocupa. É a improvável, mas não descartável possibilidade de que uma viúva moribunda e milionária da Suazilândia leia meu blog e decida doar sua fortuna para o pobre e humilde autor. Que, idiotamente, morreria de tanto rir, ao receber o comunicado, pensando que somente um trouxa cairia nessa.

E-mail: prheuser@gmail.com