15.3.07

Ovos de Chumbo

Ovos de Chumbo

Por Paulo Heuser

Esta história não é inédita, nem é de minha autoria. Não sei nem se é verídica, mas merece ser preservada. Foi-me contada por um senhor idoso, durante os Anos de Chumbo, época em que era mais saudável fazer piadas sobre galinhas e velhinhas. Homem de fala fácil, espirituoso, ele contava sobre uma vizinha que, como muitos na época, criava galinhas no quintal. Como esta é uma história fictícia, vamos chamá-la apenas de Frau Hühnen, nome bem simples. Ele será o Sr. Schlachter, outro nome simples.

Olhando por cima do muro, o Sr. Schlachter viu Frau Hühnen saindo do galinheiro, carregando o cesto dos ovos. Sabia o que era, pois os cestos de ovos sempre são redondos, de palha, com uma alça grande, também arredondada. Ele lhe perguntou sobre o número de ovos recolhidos.

- Onze, tenho doze galinhas, mas um ovo quebrou. – disse-lhe ela.

- Como? Suas galinhas não põem dois ovos por dia?

- Não, só um! – respondeu-lhe ela, espantada.

- As minhas põem dois! – rebateu ele.

- Como? – perguntou-lhe Frau Hühnen.

- Bem, há um segredo – ele confidenciou – coloco ovos de chumbo nos ninhos.

- Ovos de chumbo? Onde se consegue isso? – perguntou-lhe ela, admirada.

- Bem, há apenas um lugar que os vende – disse ele, olhando para os lados, como quem quer manter um segredo – na Ferragem Älter. Mas, cuidado! Peça apenas para o Herr Orthopäde Kranker, ele é o único que pode vendê-los!

- Frau Hühnen foi à Ferragem Älter na mesma tarde, pedindo para falar com o Senhor Orthopäde Kranker, um homem idoso, muito para lá dos 80, corcunda, devido a um problema de coluna que surgira enquanto os anos se empilhavam. A idade nunca o impedira de atender os clientes no balcão da ferragem, apesar do andar arqueado, com o torso inclinado para a frente e as pernas entreabertas.

- O senhor tem ovos de chumbo? – perguntou-lhe Frau Hühnen.

- Não, tenho reumatismo! – respondeu-lhe ele.


E-mail: prheuser@gmail.com

Marcadores: