23.7.07

Fanática


Fanática

Por Paulo Heuser

O tempo ali não só pareceu parar, como efetivamente parou. Nem a Igreja era tão antiga quanto a Fanática. A data exata da sua fundação ninguém sabe. Há um afresco na galeria dos ex-presidentes que retrata um tal de Enéias, que teria sido o fundador, no Século XII a.C., na Planície do Lácio. Seu retrato leva o No. 1. Até hoje a sede permanece exatamente no mesmo local, no Monte Palatino, entre o Fórum Romano e o Circo Máximo, em Roma. A história da empresa começou quando um tal de Enéas, fugindo de Tróia, resolveu se vingar do mundo, fundando uma agremiação chamada Fanática. O nome foi um acrônimo de Fábrica Nacional de Tiranos Capitólio, pois instalar-se-ia no monte de mesmo nome. Trocaram o endereço da sede, mas mantiveram o nome. Fanátipa (do Palatino) ficaria feio.

Não é fácil encontrar a portaria da Fanática. O local até que é bem visível. Quem parar naquele barranco entre o Domus Tiberiano e o Circo Máximo estará próximo da Lupercal, caverna onde nasceram os fundadores de Roma. A portaria da Fanática está localizada a uns 30 metros da Lupercal, naquela construção com cara de depósito de ferramentas. Difícil mesmo é conseguir um cartão magnético que permita o ingresso no prédio. Podem ser obtidos naquela banca de revistas ao lado do Anfiteatro Flávio. Conhecendo a senha, é claro.

Tibério e Caio estavam sentados à mesa de reuniões, olhando para aqueles milenares cálices de vinho. Seria mais apropriado chamá-los de vasos, pois era com o que se pareciam. Mas, antes os cálices do que o vinho. Milenar, seria intragável. A também milenar atmosfera estava mais pesada do que de costume. Pudera, venderiam a empresa, caso os estrangeiros trouxessem uma boa oferta. A última vez que um estrangeiro pisara aquele mármore foi em 1945 d.C. Um ex-aluno germânico se viu em apuros e precisou pedir abrigo. Deram-lhe casa, comida, roupa lavada e material de pintura, em troca da sua notória especialização. Tornou-se um excelente professor. Seu aluno mais brilhante foi o menino ugandense que viria a ser conhecido como “Senhor do Horror”. Um típico exemplo de pupilo que superou o mestre. Não era costume treinar novos alunos na sede da empresa. Porém, aquele austríaco foi muito visado. O procedimento usual era o treinamento in loco dos protótipos a tiranos. Criaram também a prata da casa. Orgulhavam-se em especial do Calígula, do Nero e do Benito, il Duce. Uma obra prima estrangeira foi um menino humilde da pequena cidade caucasiana chamada Gori, na Geórgia. Chamava-se Josef. O menino tornou-se rapaz, que se tornou homem, que se tornou um tirano de dar inveja a qualquer candidato.

Bons tempos aqueles. Não havia a maldita globalização. Tibério e Caio hoje sabem que seu erro foi não enxergar a evolução dos mercados. Hoje as coisas acontecem muito rápido. Antes se levava de dez a 20 anos para formar um bom tirano – no mau sentido. Hoje, querem tudo para ontem. Em Portugal, para hontem. O que pesou mesmo para a decisão de venderem a Fanática foi a idéia desses estrangeiros de pulverizar os tiranos centralizados, em milhares de microtiranos, que se inserem nos governos. Tiranos são difíceis de formar e difíceis de depor. Os microtiranos são substituíveis. Foi coisa do Novo Mundo, que inviabilizou a Fanática. No princípio pareciam modismo. Acabaram intestinados na maior parte das nações. Descobriram que o seu poder de destruição era muito maior do que aquele dos tiranos centralizados. São franquias, como as de hambúrgueres e refrigerantes de cola. Chamam-nos simplesmente de lobistas. São mais fáceis de criar e de manter. Porém, quando somados, sangram os tesouros em tempo recorde.

Tibério e Caio sentiram calafrios, quando a campainha soou. Chegaram, afinal. Após 32 séculos.
.
.
.

Marcadores: