13.7.06

Fecharam o Genésio

Fecharam o Genésio
.
Por Paulo Heuser

Leio na Folha a notícia do fechamento prematuro do Genésio na madrugada de ontem. Acordei muito cedo, resolvi dar uma passada pelos jornais.
O Genésio, para quem não o conhece, é um bar da Vila Madalena, em São Paulo, reduto da boemia. Acostumados a deixar o Genésio nos primeiros raios de sol, os freqüentadores fugiram por volta da meia noite, com medo dos atentados terroristas que sacudiram a cidade.
A gota d’água – de fogo no caso – foi um coquetel molotov jogado contra um coletivo na Rua Fidalga, a mesma Genésio. Já havia fortes indícios de que São Paulo estava em guerra civil. O fechamento prematuro do Genésio apenas veio prová-lo definitivamente.
Mesmo durante os bombardeios de Londres, durante a Segunda Guerra Mundial, os pubs mantiveram-se abertos até a hora regulamentar. Os bares de Stalingrado também funcionaram, enquanto tiveram algo para servir, durante o cerco de 900 dias. O Genésio fechou mais cedo por falta de clientes.
Seriam os boêmios paulistanos menos fleumáticos e estóicos do que os londrinos e os russos? Ou a cena do adolescente jogando uma bomba incendiária num ônibus é mais aterrorizante do que as frias bombas que caiam do céu? Lá sabiam quem era o inimigo. Ele tinha bandeira, pátria, uniforme e se sabia quem o comandava.
Podia também ser classificado ideologicamente. Certa ou errada, havia uma ideologia. Aqui o que temos? A cleptocracia? Quem são, onde estão, misturados ao povo? Fazem parte do povo? Quem efetivamente os lidera? O que os inventou se sabe. E agora, esperamos a chegada de um exército salvador de outro continente? Nosso inverno, fraco, não vai vencê-los.
Nossa próxima eleição vem tarde, muito tarde mesmo. Se alguém sobrar para ser votado após um evento que ocorrerá em breve. O I CNCA - I Congresso Nacional dos Compradores de Ambulâncias. Resolverão boa parte dos problemas na área da saúde pública. Não restarão pacientes. Teria a impaciência, dos potenciais pacientes, levado à anarquia?
Nosso inimigo, ao contrário do exército alemão, não tem uma cara muito definida, seu uniforme é a roupa de toda gente, seus coturnos são os tênis velhos e os chinelos. Seus oficiais de ordens até podemos conhecer. Quem serão seus comandantes? Qual será sua ideologia?
Bem, chega de interrogações – contei 12 explícitas até aqui. Ao votar votaremos em partidos. O que os separa em partidos é a ideologia. Alguém aí sabe qual é? (treze). Eles têm alguma ideologia? (catorze).
Quando jogamos seres humanos, por mais desumanos que sejam, dentro de um fosso, assumimos a barbárie. Quando começamos a considerar fato corriqueiro, criamos o verdadeiro Risco Brasil. Para medi-lo, descubra a que horas o Genésio fechou.
.
E-mail: prheuser@gmail.com

1 Comments:

At sábado, 12 agosto, 2006, Anonymous Anônimo said...

This site is one of the best I have ever seen, wish I had one like this.
»

 

Postar um comentário

<< Home