1.10.08

471 - As gêmeas do pudim


Foto: Comuna di Fara Veronese
.
As gêmeas do pudim

Por Paulo Heuser


Vicenza e Viterba Arrabiate são gêmeas idênticas e foram criadas como tal. Andam aí pela casa dos pré-setenta. Elas se vestem da mesma maneira e cultivam não só os mesmos hábitos, como também o mesmo marido. O corte do cabelo à Chanel combina com o queixo inusitadamente pontudo. As vi numa festa do interior do Interior. Elas se deliciavam comendo pudim de laranja. A semelhança entre elas era tamanha que se estendia aos gestos e à postura. Havia perfeito sincronismo nos seus movimentos, como se fossem atletas do nado sincronizado no seco. Ambas levavam a colher ao prato, ajudavam na pescaria com o polegar direito e levavam a colher à boca. Mastigavam sete vezes e engoliam. Tudo igualzinho, nos menores detalhes. Sorriam o tempo todo.

Enzio vive na Comuna de Fara, nas Colline Novarese – Colinas de Novara - da região italiana do Piemonte. Ele vem de uma linhagem de produtores de vinho que remonta aos tempos do Império Romano. A história conta que o Cônsul Silla venceu uma grande batalha naquela região e distribuiu as terras conquistadas entre os legionários que mais se destacaram no combate. Dentre eles estava o ancestral de Giuseppe – avô de Enzio -, que fundou a vinícola no final do Século XIX. Muito antes disso, gerações da família já produziam vinhos artesanais na região. A família orgulha-se muito do Gattinara Reserva, tinto feito com as uvas nebbiolo, vespolina e bonarda. Enzio sabe que cada safra é uma criança que deve ser concebida, cuidada e tratada de acordo com suas características próprias de solo, videira e clima. Nenhuma safra é igual à outra, o que aumento o desafio para obter a melhor mistura – assemblage – entre os vinhos resultantes de cada uva. Uma safra especialmente destacada do Gattinara Reserva foi a de 1997 - orgulho de Enzio.

Algumas caixas do Gattinara Reserva de 1997 cruzaram o Atlântico e chegaram ao Brasil. Domenico Tassa é um grande empresário que gosta de presentear seus clientes como brindes da terra do seu papai. O vinho italiano é um dos seus presentes prediletos. Ele arrematou cinco caixas do Gattinara Reserva de 1997 e as distribuiu entre seus clientes mais importantes. Uma delas coube a Vittorio Arrabiate.

Vicenza e Viterba pescaram o último pedaço de pudim do prato, com o auxílio dos polegares, em perfeito sincronismo.

- Bom! – disse Vicenza.

- Bom! – ecoou Viterba.

Entreolharam-se e disseram em uníssono:

- Bem melhor do que o sagu que fizemos com o vinho que o Vittorio ganhou!


prheuser@gmail.com
http://www.pauloheuser.blogspot.com/
http://www.sulmix.com.br/

Marcadores: , , , , , , , , , , ,