480 - A mais antiga irmandade
.
A mais antiga das irmandades
Por Paulo Heuser
As irmandades secretas permeiam a sociedade desde muito tempo atrás. Algumas foram tão secretas, que delas nunca ouvimos falar e talvez nunca ouçamos, pois pereceram no anonimato. Foram-se sem deixar vestígio nem traço. Outras dessas irmandades vêm crescendo e, por vezes, deixam ver algo de si. É difícil estimar o número de sociedades secretas, pelo simples fato de serem secretas. Podem-se contar as mais proeminentes, ou seja, as não tão secretas. Mesmo assim é tarefa árdua, já que algumas irmandades são derivativas de outras. A AIAC - Antiga Irmandade dos Adoradores de Chucrute – surgiu de uma dissidência da AIAR – Antiga Irmandade dos Adoradores de Repolho.
Muito mais difícil do que quantificar essas irmandades é datá-las. Qual será a irmandade mais antiga? Esta é briga de foice. As irmandades secretas tendem a intitular-se a mais antiga. Muitas são antigas, por certo, perdendo-se sua origem na poeira dos tempos. A Grande Fraternidade Branca relaciona Buda e Jesus entre seus seguidores. Há sociedades secretas para qualquer tema e qualquer gosto. Muitas são voltadas às atividades socialmente aceitáveis, outras não. Nessas últimas inclui-se a sociedade racista Ku Klux Klan, cujos membros preferem o anonimato por razões óbvias.
Muitas irmandades secretas originaram-se da religião. Não foi o Cristianismo uma irmandade secreta? O anonimato de muitas irmandades deve-se à perseguição, seja religiosa, seja política. Daí vem algo da associação das irmandades secretas com a conspiração. O Círculo Petrashevski foi um grupo de discussão literária, de São Petersburgo, perseguido pelo czar Nicolau I, pelas suas idéias progressistas. Os membros que não foram fuzilados permaneceram incógnitos.
Na hoje Itália, Giuseppe Mazzini (1805-1872) integrou irmandades como a Carbonária, sociedade secreta de origem napolitana que combateu o domínio napoleônico e lutou pela unificação italiana. As idéias republicanas levaram Mazzini a fundar a Jovem Itália, outra irmandade política. Outro Giuseppe, o Garibaldi, também integrou a Carbonária. O “herói de dois mundos – Brasil e Itália” - lutou ao lado de Mazzini pela unificação italiana.
Qual será a irmandade mais antiga? Muitas dessas sociedades têm algo em comum: teriam se originado no antigo Egito. Se forem secretas, como sabê-lo? No entanto, há uma sociedade que transcende tempo, religião e política. Ela se fez presente ao longo da história da humanidade e exerce enorme poder. Vem sofrendo ataques de toda sorte. Seus membros reúnem-se sem alarde - pelo menos fora da Itália -, razão pela qual se pode considerá-la secreta. Essa sociedade é a família.
prheuser@gmail.com
http://www.pauloheuser.blogspot.com/
http://www.sulmix.com.br/
Marcadores: Carbonária, czar, giuseppe garibaldi, giuseppe mazzini, Grande Fraternidade Branca, irmandade, Ku Klux Klan, Nicolau I, Petrashevski, reunificação italiana
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home